Share/Save my site

Share/Bookmark

Friday, February 22, 2008

Jornal Correio da Manhã (Portugal, Agosto 2006)

Nomeações - prémios vídeo da MTV
Nelly volta a brilhar

A luso-canadiana Nelly Furtado vai de vento em popa. A cantora foi ontem nomeada para três prémios MTV 2006, incluindo o de Melhor Vídeo Pop, revelou a MTV Portugal.

Os prémios, a anunciar na próxima quinta-feira em Nova Iorque, distinguem os melhores videoclips do ano em várias categorias musicais, que vão do rock à pop, passando pelo rap, hip-hop e R & B.Além de Melhor Vídeo Pop, Nelly Furtado concorre ainda nas categorias de Melhor Vídeo de Dança e Melhor Vídeo Feminino. O ‘clip’ que lhe valeu as três nomeações diz respeito ao tema ‘Promiscuos’, contido no seu mais recente álbum, ‘Loose’. À semelhança do anterior single, ‘Maneater’, o novo ‘clip’ é mais uma manifestação de sensualidade de Nelly Furtado e inclui dois nomes de peso da música actual: Timbaland, o produtor responsável por ‘Loose’, e Justin Timberlake, o ‘rapper’ branco igualmente produzido por Timbaland.

MADONNA É CONCORRENTE
Na corrida aos três galardões, Nelly Furtado enfrenta a concorrência de autênticos ‘monstros sagrados’ da pop. Nada mais nada menos do que Madonna, Christina Aguilera, Shakira, Kelly Clarkson, Pink, Pussycat Dolls e Sean Paul, este último na categoria de Melhor Vídeo de Dança, com o tema ‘Temperature’.Os principais favoritos à vitória são, no entanto, os norte-americanos Red Hot Chili Peppers e a colombiana Shakira, que partem para a cerimónia com sete nomeações cada. Madonna, Panic at the Disco (cinco) e Christina Aguilera (quatro) integram também a lista de principais favoritos.Uma das novidades deste ano dos MTV Video Music Awards tem a ver com a votação. Assim, e ao contrário de anos anteriores, a eleição deixou de ser um exclusivo de profissionais da área do ‘showbizz’ e foi aberta ao público, que pode votar nos seus artistas preferidos através da internet.Os prémios serão entregues dia 31 num espectáculo a realizar no Radio City Music Hall, em Nova Iorque, e que terá apresentação do actor Jack Black (‘Escola de Rock’, ‘King Kong’).

PERFIL
Nascida a 2 de Dezembro de 1978, em Victoria, no Canadá, Nelly Kim Furtado de seu nome completo aprendeu a tocar trombone com apenas nove anos e teclado aos 11. Aos 13 anos, compôs a sua primeira canção e nunca mais parou. O seu primeiro disco, lançado em 2000, chamou-se ‘Whoa, Nelly!’ e revelou desde logo uma cantora pop com apetência por outros universos musicais. Em 2003, voltou aos discos e gravou ‘Folklore’, que incluía o tema ‘Força’, hino Oficial do Campeonato Europeu de Futebol 2004, seguindo-se-lhe este ‘Loose’, com que parece ter entrado definitivamente na rota das grandes estrelas. A 20 de Setembro de 2003, Nelly Furtado deu à luz a sua primeira filha, Nevis, fruto da sua relação com Jasper Gahunia (Lil’ Jaz).

DISTINÇÕES
O Grammy de Melhor Performance Vocal, por ‘I’m Like a Bird’, conquistado em 2002, é o mais importante galardão da ainda curta carreira de Nelly Furtado. Ao Grammy, Nelly soma mais quatro prémios Juno (equivalente canadiano do Grammy), incluindo o de Melhor Artista a Solo, ganhos em 2001, e uma nomeação para os Prémios de Música Americana, em 2002. ‘Promiscuos’, que há cinco semanas lidera o top Billboard de singles nos EUA, valeu-lhe agora três nomeações para os prémios Vídeo da MTV.
Luís F. Silva com agências

0 Comments:

Twitter Facebook Digg Favorites More